As compras online estão tão presentes em nossos dias normais agora que nem percebemos como elas entraram em nossas vidas, mas conforme as operações de logística evoluem, o mercado também evolui e é claro que essa tendência que surge durante a pandemia veio para ficar.
Todos nós temos nos acostumado com as compras online nos últimos anos e nos últimos meses, com os bloqueios e a distância social se tornando uma necessidade em todo o mundo, estamos aprimorando nossas habilidades para fazer compras online em todos os tipos de coisas. Nas operações logísticas, tem havido um aumento da demanda por serviços de entrega, desde a importação de produtos até os supermercados próximos, e este é um momento de inovação para todos os envolvidos: consumidor, clientes e lojistas, e também as empresas de logística. Como empresa de Logística, estamos aprimorando nossos procedimentos e estrutura para poder atender todas as demandas e diferentes tipos de cargas para todos os tipos de consumidores. E essa é uma transformação que estamos vendo acontecer, porque pessoas que não estavam acostumadas com compras online agora abriram essa porta, e tudo indica que ela não vai fechar tão cedo.
Como todos evitam o contato social e passam muito tempo dentro de casa, o universo das lojas online torna-se a opção mais fácil quando o assunto é comprar coisas e mercadorias de forma a manter a segurança de sua família. Mas existem diferentes perfis de preferências quando falamos sobre compras online durante a pandemia. Já sabemos que a entrega de comida tem tido um aumento na procura, pois é a única forma de fazer uma refeição no seu restaurante preferido sem sair da segurança da sua casa. Mas as pessoas também precisam fazer algo sobre a quantidade de tempo que passam dentro de suas casas, e foi isso que criou esta nova era de compras online que surgiu durante a pandemia.
As pessoas estão comprando mais do que o normal, para ser mais específico, as compras online tiveram um aumento de 80,4% em maio deste ano, e continuam crescendo. Os segmentos que mais cresceram no período foram alimentos e bebidas, com alta de 241%; seguido por artigos de cama, mesa e banho, com alta de 236%; brinquedos, que cresceu 211%; móveis, 174%; e eletrodomésticos, com alta de 164%.
E os tipos de coisas são os mais variáveis. Por exemplo, nos EUA, a compra de patins e bicicletas aumentou 475% e 392%, respectivamente, durante a pandemia. As pessoas também estão tentando se exercitar mais comprando mais dispositivos nesta categoria, como pulseiras inteligentes para medir os batimentos cardíacos, contar passos e contar calorias, que aumentaram 513% nas vendas. Mas a liderança das vendas do mercado online durante a pandemia vai para o mercado de eletrônicos, produtos mais específicos relacionados a jogos eletrônicos, como videogames, que aumentou 315%, laptops com 169%, mas menos que roteadores e repetidores de sinal, com 193 %
E à medida que as vendas online crescem, o campo de operações logísticas também cresce. Ao evoluir nossas operações de entrega a fim de oferecer serviços melhores e mais rápidos, também estamos ajudando clientes e consumidores a superar este momento difícil e entrar na nova era de compras online e serviços de carga.
Referências:
https://exame.com/tecnologia/estudo-revela-os-produtos-mais-vendidos-do-e-commercedurante-a-quarentena/
https://exame.com/negocios/e-commerce-vende-r-33-bilhoes-na-pandemia-puxado-por-alimentos-e-bebidas/
https://www.sincovaga.com.br/estudo-revela-os-produtos-mais-vendidos-do-e-commerce-durante-a-quarentena/
https://www.ecommercenext.org/here-are-the-items-people-are-buying-during-coronavirus-lockdown/
https://www.bigcommerce.com/blog/covid-19-ecommerce/#product-categories-shifting-during-covid-19
https://www.digitalcommerce360.com/article/coronavirus-impact-online-retail/